Comportamento
- Psicosaber
- 22 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Durante nosso desenvolvimento desde a primeira infância, nos integramos a grupos que se tornam referência para nós e com isso passam a exercer influência sobre nossas percepções, ações e sentimentos. Nossa subjetividade é criada a partir do que aprendemos durante nosso crescimento e nossas vivências, ou seja, é constituída na relação com as outras pessoas, com o ambiente, com os grupos em que fazemos parte e de nossa cultura.
Você já pensou o quanto suas formas de pensar e agir, foram influenciadas pelos comportamentos e valores compartilhados pelo seu grupo familiar?
Isso não quer dizer que é bom ou ruim apenas, que você é, foi e será influenciado pelo seu meio, o meio em que você está inserido.
A exemplo disso podemos citar crianças que desde muito pequenas participam da religiosidade de sua família. Encontramos crianças que fazem cultos, benzeduras, rezam o terço, fazem o passe segundo o espiritismo e demais consagrações. Elas aprenderam através da família, da cultura, da sociedade, ou seja, do meio onde está inserida.
Portanto a subjetividade de cada sujeito está relacionada as conexões sociais/familiares que se estabelecem em um contexto específico, consequente de condições histórico-culturais.

Comentários